sexta-feira, 10 de abril de 2009

Qual é a diferença entre composição e improvisação?

O pianista e compositor Frederic Rzewski escreveu em algum lugar que em 1968 topou com o saxofonista e compositor de jazz Steve Lacy numa rua de Roma. Tirou um gravador do bolso e pediu que Lacy descrevesse em 15 segundos a diferença entre composição e improvisação. Ele respondeu:

- “Em 15 segundos, a diferença entre composição e improvisação é que na composição você tem todo o tempo que quiser para decidir o que quer dizer em 15 segundos, enquanto na improvisação tem 15 segundos”.

Frederic Rzewski escreveu: "A resposta durou exatamente 15 segundos e é a melhor formulação da questão que eu conheço".

Um comentário:

Ubirajara Pires disse...

Gilberto,
Eu sou o marido da Julia Aidar,Ubirajara Pires, violonista. Nós (eu e você) nos conhecemos quando você tocou no Templo com um guitarrista, já deve fazer mais de um ano e meio. Estava lendo o blog e me deparei com esse post em que você fala do Frederic Rzewski. É incrível, porque quando eu era garoto, morando em São Vicente e estudando violão clássico em Santos, no curso da prefeitura, sempre ía no festival música nova do Gilberto Mendes e em uma das noites tive o privilégio de ouvir por mais de uma hora o próprio Frederic Rzewski tocando uma composição própria que foi a coisa mais fantástica que já tinha ouvido . Ainda me lembro dessa noite, era uma composição que atravessava todos os períodos da história da música, terminando com a vanguarda européia.
Abraço.