1873-1916
"Quando chegar o piano de cauda, vou pegar firme nas composições. O fato é que um bom instrumento influi muito na criação. Eu nunca invento no piano. Mas a imaginação trabalha melhor e sai tudo mais bonito quando se usa um bom instrumento." (Carta a F. Gottschalg)
"Tenho para mim que é impossível improvisar uma fuga inteirinha. Talvez se consiga tocar alguns desenvolvimentos, mas nunca uma fuga inteira, com os estretos, as inversões, etc. Mesmo que a imaginação improvisasse a fuga, os dedos não conseguiriam. Quando alguém diz ser capaz de improvisar fugas inteiras, está mentindo. Eu penso polifonicamente, mas não seria capaz." (Conversa com Fritz Stein)
"Foi uma das raras oportunidades que tive de ouvir e ver Reger tocando órgão. Em improvisação livre, suas mãos iam tirando os sons mais maravilhosos e mais comoventes. Ficaram gravados na minha lembrança o atrevimento, a grandiosidade e a força das invenções. Não deixavam o ouvinte ter pensamentos, submerso nas ondas dos sons." (Sophie Maur)
"Ele tinha anotado o tema de uma passacaglia num pedacinho de papel. Começou com uma introdução. Acordes fortes... Melodien durchzogen den Raum, wie ich sie so ergreifend nie zuvor gehört habe. As melodias enchiam o espaço, nunca tinha ouvido nada tão comovente. Und nun setzte im äußersten Pianissimo das Thema der Passacaglia ein. E nisso entra o tema da passacaglia, num pianíssimo esvaecente. Wie Reger das Thema bearbeitete, steigerte, es auf immer neue Weise auslegte, um dann mit machtvollen Akkorden zu schließen - E a maneira como ele trabalhava o tema, aumentava e variava a cada volta, para depois fechar com acordes cheios de força - das alles war unbeschreiblich großartig und erschütternd. - era tudo indescritivelmente grandioso, estremecedor."
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
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